SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número4A experiência do ócio na sociedade hipermodernaSuperendividamento dos consumidores: uma abordagem a partir da Psicologia Social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148

Resumo

CAVALCANTE, Lília Iêda Chaves; COSTA SILVA, Simone Souza da  e  MAGALHAES, Celina Maria Colino. Institucionalização e reinserção familiar de crianças e adolescentes. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2010, vol.10, n.4, pp. 1147-1172. ISSN 1518-6148.

Este artigo traz reflexões sobre a reinserção familiar de crianças e adolescentes institucionalizados, apresentando estratégias e procedimentos necessários à preparação do seu retorno à convivência em família. Discute aspectos históricos e teóricos que caracterizam a família e o abrigo como contextos primários e abrangentes de desenvolvimento humano, especialmente nas circunstâncias de vida em que a criança e o adolescente se encontram em situação de vulnerabilidade social e existe grave ameaça à sua integridade física, psicológica e moral. Apresenta resultados de estudos e pesquisas que procuram revelar as condições em que a criança e adolescente vivenciam transições importantes como o seu afastamento do núcleo familiar e posterior acolhimento por uma instituição de abrigo. Assim como discute questões trazidas por diversos autores acerca dos limites e possibilidade do processo de desligamento de um programa de acolhimento institucional e o caminho de volta para casa sob a ótica dos sujeitos envolvidos. Destaca, sobretudo, a importância de medidas sociais adotadas pela instituição para preservar e fortalecer os vínculos familiares, promovendo um retorno rápido e seguro ao convívio com os pais e demais familiares. Situa a discussão do direito à convivência familiar no campo da política de atenção às necessidades básicas e especiais da criança e do adolescente em situação de vulnerabilidade social, assim como o valor dessa experiência para o desenvolvimento humano.

Palavras-chave : Criança; Adolescente; Abrigo; Institucionalização; Reinserção familiar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License