SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Adolescentes em conflito com a lei: função materna e a transmissão do nome do pai índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148

Resumo

PAZ, Juan Francisco López. El proceso de envejecimiento, especialmente en las personas mayores, dinamizado por valores asociados al encuentro intergeneracional. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2011, vol.11, n.1, pp. 13-38. ISSN 1518-6148.

A geração de idéias modemas, que entendida como um colectivo de individuos que fazem a história, tornou-se obsoleta. Essa concepção, o que significou a geração de "faixa etária", como uma entidade constituída por um conjunto de indivíduos que viveram no mesmo tempo, uma experiência crucial e histórico único, ficando o seu próprio compasso moral e um sentido de partilha destino comum, já não é capaz de explicar a dinâmica social e da complexidade das relações entre pessoas, grupos e culturas (Katz, 1996; Bedmar e Montero, 2003). Durante a fase de envelhecimento, o desenvolvimento de atividades de lazer é particularmente importante, a criação de bem-estar físico e mental, e que está estreitamente ligada às taxas de satisfação com a vida (Giro, 2009). O padrão de tempo, muito menos a variável biológica não é suficiente para caracterizar o que é eo que há uma geração: em primeiro lugar, as gerações estão envolvidos ou as relações sociais estabelecidas entre indivíduos, grupos, culturas. Em segundo lugar, as relações sociais só podem ser compreendidos por esse tempo passado: as relações têm o seu próprio tempo e registros. Em terceiro lugar, as gerações estão cada vez mais distintas e na esfera pública, são definidos pelo seu comportamento, suas ações, seus pensamentos, sentimentos e percepções, tanto dentro como fora da família. Em quarto lugar, se o recurso a biologia para identificar uma abordagem geracional para caracterizar o que já é insuficiente, deve ser feito para combinar com a idade social. Por último, a falta de contato entre as gerações como a causa raiz que pode explicar a sociedade tem imagem negativa dos idosos, é oportuno salientar a importância pedagógica do conceito de educação intergeracional (Sáez, 2001; Noval et al. 2005; Bernad, 2008).

Palavras-chave : Ciclo de Vida; Envelhecimento; Intergeneracionalidade; Valores; Adaptacao.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )