SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1The aging process, especially in older people, propelled by values associated with the meeting of generationsWork malaise: from suffering to the power of action author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148

Abstract

XAVIER, Rejane Botelho Teodoro; FERREIRA, Cláudio Vital de Lima  and  PARAVIDINI, João Luiz Leitão. Adolescentes em conflito com a lei: função materna e a transmissão do nome do pai. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2011, vol.11, n.1, pp. 41-64. ISSN 1518-6148.

O presente trabalho tem como finalidade fazer uma reflexão sobre a função materna, especificamente, no que tange a questão da forma com que o discurso da mãe tem possibilitado ou não a transmissão do Nome do Pai, em casos de adolescentes em conflito com a lei, levando-se em consideração as configurações familiares contemporâneas, as quais não possuem o mesmo formato daquelas que deram origem às teorizações do Complexo de Édipo. A partir deste escopo analisou-se como isto repercute na adolescência, momento em que a mãe, na qualidade de Outro Primordial, será novamente interrogada e momento também do adolescente separar-se de seus objetos primordiais. Tendo como referência uma leitura psicanalítica, analisou-se a configuração de uma família em que o filho adolescente estava cumprindo medidas sócio-educativas de Liberdade Assistida, permitindo a coleta de informações qualitativas como as diversas dimensões da feminilidade a partir de onde foi possível compreender a construção do Outro Primordial e do sujeito desejante que operou a transmissão do Nome do Pai. Os resultados encontrados demonstram um funcionamento familiar pautado pela horizontalização das relações entre pais e filhos na contemporaneidade e na fragilidade da nomeação paterna nos casos de adolescentes em conflito com a lei, levando o adolescente ao ato transgressor, como forma de fazer suplência a esta precária nomeação.

Keywords : Função Materna; Nome do Pai; Adolescente; Psicanálise; Família.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )