SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Mal estar no trabalho: do sofrimento ao poder de agirO mal estar no trabalho: a culpa como mal estar e a culpa do mal estar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148

Resumo

OLTRAMARI, Andrea Poleto; GRISCI, Carmem Ligia Iochins  e  WEBER, Lílian. Carreira e relações familiares: dilemas de executivos bancários. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2011, vol.11, n.1, pp. 100-133. ISSN 1518-6148.

O presente artigo resulta de uma pesquisa exploratória que buscou levantar os dilemas pessoais relativos à carreira são vividos por executivos bancários, e como eles repercutem em suas relações familiares. Participaram da pesquisa dez executivos bancários de Porto Alegre e da região metropolitana, bem como dez representantes de suas respectivas relações familiares, dentre eles cônjuges e filhos. A coleta de dados deu-se por meio de 20 entrevistas individuais estruturadas. Os executivos bancários foram entrevistados em seus ambientes de trabalho, e seus respectivos familiares em suas residências ou em estabelecimentos comerciais por eles indicados. A análise dos dados foi realizada de maneira qualitativa e seguiu as orientações propostas por Minayo (2001). Os resultados indicam que os executivos bancários associam-se a um modelo de carreira profissional meteórica e de responsabilidade exclusiva do trabalhador, condizente com a prevalência do trabalho imaterial em contexto bancário. Os dilemas relativos à carreira de executivos bancários se configuram entrelaçados às categorias tempo, mobilidade, sucesso profissional, status e consumo. Eles tomam a vida profissional e pessoal dos sujeitos, e repercutem nas relações familiares na forma de sofrimento, embora a família possa mostrar-se aliada aos modos de trabalhar do executivo a fim de manter o estilo de vida vigente.

Palavras-chave : Carreira; Dilema; Executivo Bancário; Relações Familiares; Trabalho Imaterial.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )