SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2A repetição e o par mania-depressão na clínica psicanalítica das obesidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148

Resumo

BIDAUD, Eric. Reflexões sobre os distúrbios de dismórficos na adolescência. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2011, vol.11, n.2, pp. 485-498. ISSN 1518-6148.

O que privilegiamos no acontecimento dismorfofóbico do corpo adolescente é a dimensão de crise da relação ao olhar. Sob este aspecto os fenómenos dismorfofóbicos do adolescente poderiam constituir um eixo particular que permite situar uma clínica da vergonha. Esses fenômenos, frequentes na adolescência, dizem respeito aos dois sexos e são classicamente definidos como dependentes das transformações pubertárias e do processo de sexuação. Gostaríamos de demonstrar que, face a esse sentimento difuso e dificilmente nominável, o sujeito adolescente vai precisar inventar um dispositivo estético, um espaço de criação que encontra matéria sobre o próprio corpo a fim de separar a dimensão arrasadora do olhar. Defendemos assim a ideia de que a experiência fóbica do adolescente como "acontecimento do corpo" é o lugar mesmo da reconstrução do espaço do fantasma que torna possível o posicionamento sexuado psíquico. Da mesma forma, toda uma problemática do velamento situará o adolescente na direção daquilo que podemos nomear de sua "re-rostificação" (revisagéification) necessária como resposta ao seu questionamento no campo da troca de olhares. Esta ideia de construção do rosto na adolesência pode ser compreendida como esse espaço onde se dá e se assume a revisita do estádio do espelho, em particular do lado do olhar e de sua apropriação, permitindo situar as novas montagens entre o sujeito e o objeto para construir uma relação genitalizada ao outro sexo. O corpo se constrói então como olhável, na medida que adquire um rosto para o Outro, um rosto-homem ou um rosto-mulher, se inscrevendo e se identificando no registro da sexuação. Diremos, portanto, que fenômenos fóbicos e formações estéticas formam os dois pólos estruturais do processo de sexuação.

Palavras-chave : Adolescência; transtorno dismórfico; face; sexuação; vergonha; estética.

        · resumo em Francês | Inglês | Espanhol     · texto em Francês     · Francês ( pdf )