SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2The subject of psychoanalysis: particularities in contemporaneityPhysical and mental pain in freudian metapsychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148

Abstract

BOLSSON, Juliana Zinelli  and  BENETTI, Silvia Pereira da Cruz. As manifestações de angústia e o sintoma na infância: considerações psicanalíticas. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2011, vol.11, n.2, pp. 555-589. ISSN 1518-6148.

Desde as primeiras contribuições teóricas freudianas sobre a constituição psíquica do sujeito, observamos que o período da infância tem ocupado um lugar de destaque como um dos momentos fundamentais para o desenvolvimento e para a estruturação do aparelho psíquico. A partir disso, este artigo tem como objetivo a compreensão teórica das manifestações de angústia e do sintoma infantil sob uma perspectiva psicanalítica. Nesse sentido, apresentamos uma revisão sobre a angústia e o complexo de Édipo na visão psicanalítica freudiana e pós-freudiana de psicanalistas, tais como Freud, Lacan e Zornig. Dessa forma, destacamos a relação do sintoma na infância à constituição psíquica infantil ligada às funções parentais, tomando como base a complexa rede de relações e conflitos familiares que se configuram, no sentido de entender os aspectos das funções parentais envolvidos nestes. Com base nesses trabalhos, discutimos os desdobramentos das questões da angústia relacionada ao objeto "a" e ao sintoma na infância pela perspectiva da trama familiar. Assim, abordamos a angústia na criança tanto em um momento transitório, como em um momento mais edípico, apontando para o caminho relacionado à neurose infantil. Em suma, verificamos que as fases que envolvem as manifestações de angústia e sua relação com o sintoma são, indiscutivelmente, processos essenciais para a escuta psicanalítica da clínica infantil e para uma investigação mais aprofundada desse processo.

Keywords : Angústia; sintoma; infância; psicanálise; Édipo.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )