SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2A dor física e psíquica na metapsicologia freudianaO feminino como metáfora do sujeito na psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148

Resumo

AZEVEDO, Monia Karine  e  TEIXEIRA, Giuliana de Oliveira Marson. Toxicomania e suicídio sob uma visão psicanalítica. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2011, vol.11, n.2, pp. 623-644. ISSN 1518-6148.

Para a psicanálise, qual a relação, na contemporaneidade, entre o suicídio e a toxicomania? Esse questionamento surgiu a partir de uma experiência de escuta analítica com toxicômanos. Oportunidade essa em que foram trazidas, diversas vezes, pelos usuários abusivos, suas ideações e/ou tentativas mal sucedidas de suicídio. Dessa forma, buscou-se, com este artigo, realizar um levantamento bibliográfico de cunho psicanalítico a fim de lograr uma compreensão entre a adição às drogas e o ato suicida, e as questões que possam ser comuns a ambos os assuntos. Explorou- se a obra freudiana O Mal-estar na Civilização e levantaram-se questões a respeito do gozo, desamparo e mal-estar; explorando, ainda, autores como Joel Birman e Jesús Santiago para uma compreensão da apresentação do sujeito contemporâneo. Chegou- se ao denominador comum da precariedade simbólica dos sujeitos contemporâneos devido à falência do legislador, o que resulta na dificuldade em lidar com o excesso de dimensões traumáticas às quais estão expostos na pós-modernidade. Assim, recorrem ao uso de substâncias artificiais como forma de obter uma descarga temporária e lograr um prazer "por baixo" do simbólico; ou, ainda, fazem uso de um recurso extremo, o suicídio - um ato final e infalível na solução do problema do mal-estar.

Palavras-chave : Mal-estar; passagem ao ato; toxicomania; suicídio; pós-modernidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )