SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2O feminino como metáfora do sujeito na psicanáliseA diversidade sexual na escola: produção de subjetividade e políticas públicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148

Resumo

MACHADO, Rebeca Nonato; CARNEIRO, Terezinha Féres  e  MAGALHAES, Andrea Seixas. Entrevistas preliminares em psicoterapia de família: construção da demanda compartilhada. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2011, vol.11, n.2, pp. 669-699. ISSN 1518-6148.

O presente trabalho é produto de uma pesquisa que teve como objetivo investigar o período de entrevistas preliminares com famílias, focalizando a especificidade da avaliação diagnóstica familiar e as implicações da construção da demanda compartilhada para a adesão da família à psicoterapia. A demanda familiar compartilhada foi uma noção desenvolvida neste estudo, significando a motivação latente que conduz o grupo à psicoterapia. Ou seja, corresponde aos conteúdos interpsíquicos que são ainda incompreensíveis para a família, a qual não concebe o sofrimento como algo compartilhado. Postula-se que, no período de entrevistas, é importante problematizar a queixa inicial, por vezes centrada nos conflitos do sujeito-sintoma. As intervenções iniciais visam à realização da transformação do discurso de vitimização dos familiares, conduzindo a um posicionamento conjunto responsável pelo sofrimento psíquico. Na revisão da literatura, foram privilegiadas contribuições tanto da abordagem psicanalítica quanto algumas noções da abordagem sistêmica. Para atingir os objetivos propostos, a pesquisa adotou uma metodologia de estudo de casos clínicos. Foram analisados três casos de psicoterapia familiar, com diferentes queixas e problemáticas. O estudo dos casos se respaldou na análise clínica de conteúdos das entrevistas preliminares e na análise do material projetivo originado da aplicação do Arte Diagnóstico Familiar (ADF), instrumento de avaliação familiar. A descrição dos três casos clínicos ilustra o período de entrevistas preliminares e o trabalho de construção da demanda compartilhada.

Palavras-chave : Psicoterapia de família; avaliação familiar; entrevistas preliminares; queixa inicial; demanda compartilhada.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )