SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Abuso sexual e resiliência: enfrentando as adversidadesA saúde de docentes de pós-graduação em universidades públicas: os danos causados pelas imposições do processo avaliativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148

Resumo

CAMARA, Yzy Maria Rabelo et al. Retrato de uma vida contida: estudo de um caso de autismo com internação prolongada. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2011, vol.11, n.2, pp. 751-777. ISSN 1518-6148.

Este artigo visa a compreensão do autismo a partir de um caso com internação prolongada. O autismo será fundamentado em duas óticas: psiquiatria e psicanálise winnicottiana. Pela psiquiatria, serão abordados conceito, possíveis causas e sintomas; pela teoria winnicottiana, serão discutidas a importância do suporte familiar e do meio saudável para um desenvolvimento emocional que tenda à integração do indivíduo, sendo o autismo mostrado como uma possível falha nessa estrutura. O caso clínico escolhido se refere a uma paciente abandonada pela família, com forte e constante estado de auto agressividade, que passou 21 anos internada no hospital público cearense de referência em saúde mental, onde, na maioria das vezes, esteve sob contenção, como uma maneira de preservação de sua integridade física. Esse sujeito deu, postumamente, nome ao primeiro CAPS infantil do estado do Ceará, que atende ao público infanto-juvenil de 67 bairros do município de Fortaleza. Para tanto, foi feito um levantamento documental de todos os prontuários do sujeito pesquisado, no período correspondente entre dezembro de 2009 e maio de 2010. Os resultados mostram relatos colhidos dos prontuários que apontam para comportamentos característicos de autismo, assim como episódios de agressividade, inquietação, tentativas de sociabilização pela equipe multidisciplinar, condutas terapêuticas adotadas e limitações sofridas pela equipe diante do comprometimento global do sujeito.

Palavras-chave : Criança; autismo; hospitalização; Psicanálise; teoria winnicottiana.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )