SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Retrato de uma vida contida: estudo de um caso de autismo com internação prolongadaCAPS-POEIRA: um modo de intervenção no CAPS-ad índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148

Resumo

CASSANDRE, Marcio Pascoal. A saúde de docentes de pós-graduação em universidades públicas: os danos causados pelas imposições do processo avaliativo. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2011, vol.11, n.2, pp. 779-816. ISSN 1518-6148.

As modificações nas formas de produção, ao longo do desenvolvimento do capitalismo, influenciaram as universidades a repensarem sua produção acadêmica. Nesse contexto, os cursos stricto sensu das universidades se configuraram a partir das regras propostas pelos organismos que estão ligados à produção acadêmica brasileira. Conceitos foram criados para demonstrar o nível de desempenho entre os programas de mestrado e doutorado das universidades e, dentro desse cenário, encontram-se os docentes responsáveis pela produção intelectual necessária ao cumprimento da finalidade do ensino superior, bem como, pela manutenção e elevação do nível do programa de pós-graduação ao qual pertencem. Essa pressão exercida sobre os docentes, como forma de atender às exigências dos atuais métodos avaliativos, pode ser prejudicial ao equilíbrio físico e psíquico desses trabalhadores, que necessitam apresentar, constantemente, excelentes resultados. Diante desse quadro, 286 docentes de cursos stricto sensu de duas universidades públicas do Paraná foram pesquisados para se conhecer a situação da saúde física e mental destes na atual circunstância. Os testes estatísticos ANOVA e Spearman possibilitaram a verificação de 22 (vinte e dois) elementos constitutivos das categorias saúde física e mental, satisfação, trabalho e crenças, em comparação com as áreas de atuação e com o conceito dos cursos. Os resultados apontaram um quadro de significativa insatisfação em relação à saúde física e mental dos docentes de determinadas áreas do conhecimento e uma maior satisfação entre os docentes pertencentes aos programas com maior conceito perante a CAPES. Tais resultados possibilitaram uma análise, fundamentada na Teoria Crítica dos estudos organizacionais, sobre as situações em que a saúde física e mental do trabalhador está relacionada com a forma de gestão do trabalho das organizações.

Palavras-chave : Saúde física; saúde mental; professores stricto sensu; produção acadêmica; desempenho docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )