SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Health of researches in post-graduate courses of public universities: the damage caused by the evaluation processThe generation raised by women: the father and the masculine in the Film Fight Club author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148

Abstract

MATOS, Natália Galdiano Vieira de  and  NEVES, Anamaria Silva. CAPS-POEIRA: um modo de intervenção no CAPS-ad. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2011, vol.11, n.2, pp. 817-841. ISSN 1518-6148.

Este trabalho versa sobre o reduto das experiências da pesquisadora na condição de oficineira de Capoeira Angola em uma unidade CAPS-ad. Transitando entre a posição de oficineira e psicóloga, buscou-se compreender a dinâmica dos sujeitos usuários do serviço, além de nomear os sentidos proporcionados pelo encontro entre a Psicanálise e a Capoeira Angola nos grupos operativos do CAPS-ad, sendo este o objetivo geral delineado no trabalho. Em um cenário no qual muitos sujeitos usuários do serviço estavam absortos à droga, havia aqueles que se interessavam pelas oficinas e demonstravam atenção aos próprios tratamentos. A proposta era compreender a dinâmica observada no grupo de sujeitos drogadictos e provocar inquietações possíveis. Para isso, intensificava-se o entrelaçamento entre a Psicanálise, a Capoeira Angola e os grupos operativos, recursos que proporcionavam uma maior aproximação à psique humana, o reconhecimento da potencialidade humana de criação e de transformação da realidade, e a compreensão de que nos grupos poderia haver uma ressignificação das vivências pessoais e grupais. Foram desenvolvidos onze encontros, cuja proposta era a articulação dos grupos com os recursos da Capoeira Angola - música, narrativa e movimentação. A conclusão apresenta a complexidade da problemática droga e a possível movimentação provocada no grupo por meio da Capoeira Angola, arte ancestral marcada pela resistência na sociedade contemporânea.

Keywords : Capoeira Angola; psicanálise; grupos operativos; toxicomania; sociedade contemporânea.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )