SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue4Resignified and counter-hegemonic leisure: "dreamdesigning" a sustainable worldThe psychologist on mental health: about an experience of a stage in a psychosocial attention center author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148

Abstract

CARRARO, Patrícia Rossi  and  ANDRADE, Antônio dos Santos. O professor do ensino fundamental em grupos de reflexão. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2011, vol.11, n.4, pp. 1339-1378. ISSN 1518-6148.

Pesquisas confirmam que o processo de reflexão em grupo realizado por professores resulta na melhoria de sua prática profissional. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, objetivou investigar, as condições, possibilidades e os limites para a realização de um grupo de reflexão fundamentado no sociodrama educacional em uma instituição escolar. O grupo era composto por 10 professores do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual de uma cidade do interior de São Paulo. A metodologia proposta compreendeu três etapas. Na primeira, investigou-se com cada professor, através de entrevista, a formação, história e prática profissional dos participantes. Na segunda etapa, foi realizado o trabalho com o grupo de professores. Foram desenvolvidas vinte reuniões de uma hora, as quais ocorreram semanalmente, durante o Horário de Trabalho Pedagógico em Conjunto (HTPC). Nessas reuniões, foram trabalhados, por meio de discussões e reflexões, os temas que os participantes abordavam espontaneamente. Na terceira e última etapa, realizou-se uma nova entrevista, com cada professor, com o objetivo de verificar como foi participar do grupo. Para analisar os resultados das entrevistas e dos grupos, foi realizada uma análise de conteúdo. Os resultados apontaram que o grupo de professores foi um momento de apoio, troca de experiências, desabafo e crescimento pessoal. Além disso, foi um espaço que o grupo teve para expor os descontentamentos, os conflitos, as descrenças, as angústias e as ansiedades perante os problemas e dificuldades vivenciados no cotidiano escolar. Notou-se que os professores tinham muitos problemas de relacionamento e de aceitação. Percebe-se, também, que os aspectos funcionais do estabelecimento de ensino dificultaram o desenvolvimento do trabalho de grupo e a relação interpessoal. Acredita-se na importância de um trabalho de grupo no contexto escolar como componente metodológico de um projeto de formação e aperfeiçoamento de professores.

Keywords : Professor; ensino fundamental; grupos de reflexão.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License