SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número4Oficinas de dança contemporânea: um convite à reinvenção das práticas"Velhice?: acho ótima, considerando a alternativa": reflexões sobre velhice e humor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148

Resumo

ARTEIRO, Isabela Lemos  e  QUEIROZ, Edilene Freire de. O corpo na toxicomania: uma primazia da sensação?. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2011, vol.11, n.4, pp. 1575-1596. ISSN 1518-6148.

O presente artigo trata de um recorte da pesquisa de mestrado em Psicologia Clínica, desenvolvida no programa de Pós-Graduação da Universidade Católica de Pernambuco, intitulada O Corpo na Toxicomania: uma Primazia da Sensação? O estudo realizado teve por objetivo investigar as questões presentes na experiência corporal do toxicômano articulando-a com conceitos caros à psicanálise como o de pulsão e pré-prazer. Como problema de pesquisa foram levantados os seguintes questionamentos: É possível dizer que o funcionamento psíquico do toxicômano seria regido por uma primazia das sensações em detrimento da atividade do pensamento? Seria correto afirmar que na toxicomania o sujeito faz um retorno a uma fase primeira da obtenção de satisfação, o que Freud denominou fase autoerótica? O que justifica a importância desta articulação teórico-clínica no campo da toxicomania é a urgência por métodos de tratamento e intervenção que assegurem um bom cuidado e manejo apropriado para aqueles que procuram meios de se livrarem do abuso de sustâncias. Faz-se necessário repensar o posicionamento e o manejo clínico da psicanálise diante das novas formas de subjetivação que se apresentam na atualidade, em especial as relacionadas à toxicomania. Metodologicamente falando, trata-se de uma pesquisa psicanalítica uma vez que parte de questões emergentes da clínica. Contamos com a participação de 24 internos de duas instituições responsáveis pelo tratamento de toxicômanos. A entrevista adotada foi semiestruturada, a fim de permitir a fala livre dos participantes a respeito de suas experiências e de sua relação com a droga. Os dados receberam minuciosa apreciação tendo como método a análise de discurso, uma vez que a pesquisa se propunha a uma análise qualitativa. A apreciação dos discursos possibilitou que afirmássemos haver uma relação direta entre a estrutura psíquica do toxicômano e a busca por experiências prazerosas mais ligadas ao pré-prazer.

Palavras-chave : Corpo; toxicomania; sensação; curto-circuito pulsional; pré-prazer.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License