SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número4O corpo na toxicomania: uma primazia da sensação?"Seja você mesmo": midia, consumo e subjetividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148

Resumo

LIMA, Priscilla Melo Ribeiro de; VIANA, Terezinha de Camargo  e  LAZZARINI, Eliana Rigotto. "Velhice?: acho ótima, considerando a alternativa": reflexões sobre velhice e humor. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2011, vol.11, n.4, pp. 1597-1618. ISSN 1518-6148.

O presente artigo objetiva articular a noção de humor, a partir da psicanálise, e a velhice. A sociedade hodierna, marcada pelo espetáculo e culto à beleza e juventude, reafirma as três fontes de sofrimento psíquico discutidas por Freud. No contexto atual, o sujeito velho encontra-se em um lugar quase de não-existência. O idoso ainda é considerado como uma pessoa que existiu em um passado, realizou seu percurso psicossocial e espera a morte. Destarte, o velho é lançado no passado para revisitá-lo através das lembranças, mas sem possibilidade de articulação com o presente e de se projetar no futuro. Além disso, a associação atual da velhice com decrepitude retira do sujeito idoso a possibilidade de elaboração de um projeto possível de futuro e traz efeitos para o psiquismo. Diante disso, três estilos psíquicos retratam formas do idoso lidar e manejar esse impasse: depressão, paranoia e mania. Entretanto, existem formas alternativas para enfrentar a finitude da vida e resgatar seu lugar na própria existência. Uma dessas formas é o humor irônico que tem como foco um olhar para dentro de si e para fora. Esses olhares irônicos provocam o riso perante os próprios problemas, mas também impulsionam o sujeito a encarar a realidade e seguir em frente. Aproximar o conceito de humor irônico a conceitos já elaborados por psicanalistas pós-freudianos que estudaram o processo de envelhecimento é um desafio. Dentre esses autores, destaca-se Erikson e seu conceito de sabedoria. Essa força psicossocial envolve, também, um duplo olhar e parece poder caminhar junto ao olhar irônico como forma alternativa de experimentar a velhice.

Palavras-chave : Velhice; humor; psicanálise; contemporaneidade; sabedoria.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License