SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Family and the individual vital course: trigeracional understanding about death and dyingContemporary discontent and conflicts between neighbors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148

Abstract

PASSOS, Maria Consuêlo. Família, laços e sofrimento psíquico. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2011, vol.11, n.3, pp. 1013-1031. ISSN 1518-6148.

A constituição dos laços na família tem suscitado muitas interrogações, sobretudo quando levamos em conta os desdobramentos desse grupo no cenário da sociedade atual, cujas características apontam para a fragilidade, descontinuidade e fragmentação das relações. Neste contexto, os laços parentais, como fundamentos da estruturação psíquica da criança e de sua subjetivação, também se transformam, exigem novas saídas e, muitas vezes, geram dificuldades na constituição psíquica dos filhos. São impasses relacionados a uma precariedade no exercício das funções parentais e nas referências simbólicas da família, recursos indispensáveis ao amadurecimento da criança e à emergência das relações intersubjetivas no grupo. Essas condições têm produzido uma dinâmica familiar na qual sintomas e sofrimentos psíquicos funcionam, muitas vezes, como mecanismos defensivos do grupo e dos sujeitos. Tais inquietações atravessam as reflexões desenvolvidas neste trabalho, que tem como objetivo discutir a constituição dos laços na família, articulando-os com a emergência de sofrimentos psíquicos contemporâneos. Estes sofrimentos se mostram, em muitas situações, associados a um empobrecimento simbólico que se dá, sobretudo, no interior da família. Questões como: constituição do psiquismo, parentalidades, laços e sofrimento psíquico são articuladas visando contribuir não só para a clínica como também para as intervenções realizadas pelos agentes de saúde pública.

Keywords : Família; relação pais-filhos; referências simbólicas; autoridade parental; sofrimento psíquico.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )