SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Familia, lazos y sufrimiento psíquicoAlgunas consideraciones sobre el sujet y el tiempo desde la corta historia El Otro de Borges índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versión impresa ISSN 1518-6148

Resumen

LEVY, Lidia; JONATHAN, Eva Gertrudes; CARVALHO, Luis Gustavo Grandinetti Castanho de  y  DALLA, Humberto. Mal-estar contemporâneo e conflitos entre vizinhos. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2011, vol.11, n.3, pp. 1033-1053. ISSN 1518-6148.

Este artigo tem como foco os conflitos entre vizinhos, fato que crescentemente vem sendo observado na vida urbana das grandes cidades brasileiras. Partindo de uma discussão teórica sobre o mal-estar contemporâneo, que se apresenta marcado por intolerância e violência como formas de enfrentar dificuldades e impasses interpessoais, o presente estudo tem por objetivo revelar como as situações conflituosas são vivenciadas por moradores vizinhos. O trabalho de campo foi realizado no IV Juizado Especial Criminal do Rio de Janeiro, e a análise de conteúdo dos registros de ocorrência das queixas prestadas na delegacia pelos envolvidos em processos penais mostrou que os conflitos de vizinhança se caracterizavam principalmente por três aspectos: uma reação desproporcional ao fato do desentendimento, a presença de sociabilidade esgarçada nos laços comunitários, e um autocentramento nas relações interpessoais. Constatou-se, também, que o Poder Judiciário era convocado a intervir em questões até então consideradas do âmbito privado e a dirimir conflitos cujas tensões eram, basicamente, ocasionadas pela intolerância. Verificou-se, ainda, a importância de criar espaços de diálogo em que os envolvidos em uma controvérsia possam expor suas diferenças e juntos elaborar alternativas de solução do litígio. Neste sentido, sugere-se que os desentendimentos entre vizinhos possam ser tratados de maneira mais adequada com um trabalho de mediação de conflitos, de natureza transdisciplinar.

Palabras clave : Conflitos de vizinhança; intolerância; mal-estar; Poder Judiciário; mediação de conflitos.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )