SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Some considerations about the subject and time from Borges short story The OtherThe human body in an approach to the anthropology of health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148

Abstract

SOUSA, Lívia Mesquita de  and  VIANA, Terezinha Camargo. A alma exterior em Machado de Assis: um olhar psicanalítico. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2011, vol.11, n.3, pp. 1083-1111. ISSN 1518-6148.

A noção de alma exterior perpassa toda a obra de Machado de Assis, indicando a importância atribuída ao olhar do outro sobre o eu. Os temas da ascensão social, hierarquia, títulos, aparência e status social estão relacionados a essa noção e formam um conjunto de aspectos que reiteradamente aparecem em romances e contos machadianos. O objetivo deste artigo é relacionar a noção de alma exterior aos seguintes conceitos freudianos: Eu, Ideal do Eu/Supereu e Narcisismo, buscando demonstrar que há uma afinidade entre tais conceitos e a noção trazida por Machado de Assis. Tanto os conceitos freudianos quanto a noção de alma exterior são discutidos em seu potencial de trazer luz à relação existente entre subjetividade e sociedade. A constituição do Eu implica a introjeção dos objetos, em um processo de identificação com os pais pelo qual não apenas estes, mas os valores da sociedade passam a se constituir como instâncias permanentes da subjetividade. A noção de alma exterior tem a propriedade de relacionar a interioridade e a exterioridade para o ser humano, pois ela é ao mesmo tempo alma, que poderia ser chamada de psíquico ou subjetividade, e exterior, por estar vinculada ao que no indivíduo pode ser visto, avaliado ou admirado pelos outros.

Keywords : Psicanálise; literatura; Machado de Assis; subjetividade; sociedade.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )