SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3A alma exterior em Machado de Assis: um olhar psicanalíticoO sujeito entre a disciplina e o controle: sobre as instituições de confinamento e os fenômenos de massa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148

Resumo

BELLAGUARDA, Maria Lígia dos Reis; PADILHA, Maria Itayra Coelho; ARGENTA, Maritê Inês  e  BORENSTEIN, Miriam Süsskind. O corpo humano em uma aproximação à antropologia da saúde. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2011, vol.11, n.3, pp. 1113-1129. ISSN 1518-6148.

Este estudo foi estruturado a partir de discussões acerca da antropologia da saúde e da neurobiologia, em disciplina do doutorado em antropologia da saúde, numa perspectiva reflexiva. Como direcionadora das reflexões perguntou-se qual a relação do corpo, no processo saúde-doença, estabelecida entre a neurobiologia e a antropologia da saúde? Para o alcance reflexivo apresenta como objetivo ponderar acerca do corpo como objeto humano de vivenciar os processos saúde-doença em aproximação com a antropologia da saúde. Traz em si uma reflexão em parte intimista da relação humana, que se faz com o corpo e sua representação social como materialidade do ser-humano em exteriorizar o saudável e o patológico numa abrangência sociocultural. Delineia uma inter-relação entre a antropologia da saúde e a neurobiologia a partir de literatura antropológica específica. Esta articulação das duas ciências está no sentido de realizar a adoção de novos conceitos, em uma tentativa de trazer à tona que o conhecimento da fisiologia humana não se faz somente no limite do corpo, mas também em resposta aos estímulos externos, influenciando comportamentos, sinais e sintomas, relações da saúde e da doença em acordo com a realidade social culturalmente estabelecida. Assim, as dimensões física, vivencial e antropossocial são indissociáveis para a compreensão do processo saúde-doença.

Palavras-chave : Corpo humano; antropologia; neurobiologia; saúde; doença.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )