SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3The human body in an approach to the anthropology of healthPsychoanalysis contributions to the psychosocial clinic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148

Abstract

SALZTRAGER, Ricardo. O sujeito entre a disciplina e o controle: sobre as instituições de confinamento e os fenômenos de massa. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2011, vol.11, n.3, pp. 1131-1160. ISSN 1518-6148.

A proposta do artigo é oferecer um confronto entre os modos de subjetivação favorecidos pela sociedade disciplinar e aqueles que o são pela sociedade de controle. Num primeiro momento, nos voltamos sobre o dinamismo da sociedade disciplinar para demonstrar que as instituições de confinamento propiciam a constituição de modos de subjetivação fortemente individualizados, porém sempre remetidos a uma norma. Tal estudo será feito a partir da investigação das consequências que os dispositivos de vigilância, de normalização e de exame promovem na vida subjetiva. Neste contexto, ensaios psicanalíticos como Totem e Tabu e Moral Sexual "Civilizada" e Doença Nervosa Moderna também servirão para a discussão das principais características dos modos de subjetivação disciplinados. Em seguida, examinamos as particularidades da sociedade de controle para demonstrar o seu favorecimento à produção de subjetividades híbridas e com forte tendência à homogeneidade. Tal exame se empreenderá mediante a constatação do relativo declínio do poder institucional na cena contemporânea e da consequente ascensão das inúmeras formações grupais massificantes. Assim, Psicologia das Massas e Análise do Eu será de grande valia para os nossos propósitos na medida em que traz consigo a análise de modelos de subjetivação marcados fundamentalmente pelo hibridismo identificatório e pelo relativo silenciamento das singularidades individuais.

Keywords : Sujeito; sociedade disciplinar; sociedade de controle; contemporaneidade; psicanálise.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )