SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3El cuerpo humano en un acercamiento a la antropología de la saludContribuciones del psicoanálisis a la clínica psicosocial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versión impresa ISSN 1518-6148

Resumen

SALZTRAGER, Ricardo. O sujeito entre a disciplina e o controle: sobre as instituições de confinamento e os fenômenos de massa. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2011, vol.11, n.3, pp. 1131-1160. ISSN 1518-6148.

A proposta do artigo é oferecer um confronto entre os modos de subjetivação favorecidos pela sociedade disciplinar e aqueles que o são pela sociedade de controle. Num primeiro momento, nos voltamos sobre o dinamismo da sociedade disciplinar para demonstrar que as instituições de confinamento propiciam a constituição de modos de subjetivação fortemente individualizados, porém sempre remetidos a uma norma. Tal estudo será feito a partir da investigação das consequências que os dispositivos de vigilância, de normalização e de exame promovem na vida subjetiva. Neste contexto, ensaios psicanalíticos como Totem e Tabu e Moral Sexual "Civilizada" e Doença Nervosa Moderna também servirão para a discussão das principais características dos modos de subjetivação disciplinados. Em seguida, examinamos as particularidades da sociedade de controle para demonstrar o seu favorecimento à produção de subjetividades híbridas e com forte tendência à homogeneidade. Tal exame se empreenderá mediante a constatação do relativo declínio do poder institucional na cena contemporânea e da consequente ascensão das inúmeras formações grupais massificantes. Assim, Psicologia das Massas e Análise do Eu será de grande valia para os nossos propósitos na medida em que traz consigo a análise de modelos de subjetivação marcados fundamentalmente pelo hibridismo identificatório e pelo relativo silenciamento das singularidades individuais.

Palabras clave : Sujeito; sociedade disciplinar; sociedade de controle; contemporaneidade; psicanálise.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )