SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1-2O tempo livre com qualidade a partir de discursos coletivos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148

Resumo

MUNOZ VILA, Cecilia et al. Pedaços de histórias por meio de uma segunda pele: Magdalena, uma mulher abusada e maltratada. Rev. Mal-Estar Subj [online]. 2012, vol.12, n.1-2, pp. 13-37. ISSN 1518-6148.

OBJETIVO: Explorar o funcionamento psíquico de uma mulher estuprada e mal tratada desde criança. DESENVOLVIMENTO: Os autores fizeram uma revisão sistemática com observação de segundo grau sobre seis sessões de psicoterapia psicanalítica, completadas por uma estudante de psicologia clínica da Universidade Javeriana. CONCLUSÕES: Os autores encontraram na paciente, um funcionamento sensorial em múltiplos pedaços que apenas se entrelaçam por contiguidade ou contraste verbal, e que alternam-se na sua aparição, sem a necessidade do tempo, espaço, nem objetos intervirem como fatores organizadores, porque a violenta irrupção no corpo, tem roto a ligação inicial entre o corpo e o psiquismo e tem danado o desenvolvimento da feminilidade normal. Desenvolve-se assim um estado mental de segunda pele no qual todos esses troços de histórias narradas vez por outra, mantém a pessoa temporalmente unida, mas ao se fazerem toda vez menores e desarticulados, deixam-na no vazio da sua existência.

Palavras-chave : Mulher; mal trato; estupro; desmentalização; desmantelamento.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License