SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1-2Pedaços de histórias por meio de uma segunda pele: Magdalena, uma mulher abusada e maltratadaA mídia e o processo de pulverização da figura do sujeito cerebral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148

Resumo

MARTINS, José Clerton de Oliveira et al. O tempo livre com qualidade a partir de discursos coletivos. Rev. Mal-Estar Subj [online]. 2012, vol.12, n.1-2, pp. 41-72. ISSN 1518-6148.

É crescente o número de estudos que se voltam para o tempo livre, nas mais diversas disciplinas. Vive-se na época das contradições e, nessa perspectiva, tem-se que se valer do trabalho para satisfazer necessidades de sobrevivência, ou, apenas, consumir o efêmero, que convoca símbolos para "ser", em tempos de hiperconsumo. Em contrapartida, anseia-se por um "tempo livre" para entrar em contato com outros âmbitos que conduzem a imersões, orientando os indivíduos a serem quem são. Assim, incentivados por questões que levam a refletir sobre o que seria um tempo livre com qualidade, decidiu-se pela realização do estudo que deu origem a este artigo. A metodologia para o alcance dos seus objetivos teve como escopo uma abordagem qualitativa, que se utilizou, para coleta de dados, do software qualiquantisoft (Qlqt) e, para suas análises, do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados encontrados levam a inferir que os sujeitos investigados, não obstante as influências do consumismo na contemporaneidade, que conduz à mercantilização das necessidades humanas, almejam encontrar qualidade no usufruto de seu tempo livre, na medida em que buscam alternativas em que possam vivenciar de forma autônoma o tempo social percebido como livre, com atividades capazes de lhes proporcionar o encontro com as legítimas necessidades humanas.

Palavras-chave : Contemporaneidade; tempo livre; trabalho; discurso do sujeito coletivo; consumo.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License