SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1-2Media and the process of spraying of the figure of the cerebral subjectThe confined teenager and the custodial institution: The reciprocity of violence in contemporaneity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148

Abstract

MELAZO, Ana Paula Soares Ferreira  and  PARAVIDINI, João Luiz Leitão. O discurso solidário diante das novas formas de subjetivação. Rev. Mal-Estar Subj [online]. 2012, vol.12, n.1-2, pp. 101-134. ISSN 1518-6148.

No contexto sociocultural contemporâneo, nas economias política e pulsional, há a prevalência do hedonismo e do imperativo do gozo. A alteridade provoca desconforto no indivíduo, uma vez que gera a instabilidade narcísica do eu. Predomina o veio individualista e narcísico nas relações interpessoais, nas quais o outro se torna objeto. Em paralelo ao processo de subjetivação autocentrado, houve na contemporaneidade um desenvolvimento acelerado de dispositivos técnicos de gestão do Terceiro Setor. Nunca se falou tanto em solidariedade, mesmo diante de uma ausência de laços sociais. A exacerbação do discurso solidário parece indicar um sintoma social daquilo que se vive no campo da subjetividade. Parte-se da ideia de que essa lógica discursiva solidária, na sociedade narcísica, pode indicar a vigência de mecanismos psíquicos na sociedade contemporânea. Para desenvolver tal questão, lançou-se mão do conceito de desamparo, entendendo-o enquanto fonte de perturbações psíquicas, as quais levam a construções subjetivas que visam a evitar a dor. Tomou-se também como central o conceito de soberania, a partir do qual se entende que as subjetividades tendem a escolher e atribuir a uma outra figura onipotente a autoridade sobre si. Porém, na atualidade, com as perdas das figuras de referência central (Deus, Pai, Estado etc.), os sujeitos ficam desamparados e passam a buscar novas figuras com as quais possam se relacionar verticalmente. Em paralelo a isso, evidencia-se uma lógica discursiva, vinculada aos conceitos lacanianos de discurso do mestre e discurso do capitalista, em que os sujeitos da ação solidária podem assumir o lugar de soberania, sustentando um saber e um fazer sobre a dor do outro, ofertando-lhe um destino. Cabe, neste estudo, discutir propostas de enfrentamento desse mecanismo, com a perspectiva de retomada da soberania para as individualidades e de horizontalização dos laços sociais.

Keywords : Psicanálise; solidariedade; contemporaneidade; desamparo; lógica discursiva.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License