SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1-2The confined teenager and the custodial institution: The reciprocity of violence in contemporaneityFinally apart: A psychoanalytic study of divorce author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148

Abstract

CASADORE, Marcos Mariani  and  HASHIMOTO, Francisco. Reflexões sobre o estabelecimento de vínculos afetivos interpessoais na atualidade. Rev. Mal-Estar Subj [online]. 2012, vol.12, n.1-2, pp. 177-204. ISSN 1518-6148.

Nos estudos que versam sobre as subjetivações contemporâneas e a sociedade na qual se está inserido na atualidade, o mundo contemporâneo frequentemente é caracterizado pela ascensão do narcisismo - ou individualismo - e do consumismo enquanto condições basais às demais mudanças recentes. A valorização da estética, a influência publicitária, a cultura da imagem, o detrimento da interioridade e das trocas inter-humanas em contraponto à exacerbação do superficial e externo aparecem como transformações essenciais às novas configurações de subjetivação ditas "pós-modernas", privilegiadas e reforçadas pela sociedade capitalista. Junto delas, advém também o mal-estar na atualidade individual, geralmente associado a um vazio interior, insatisfações generalizadas frente a idealizações e oscilações da autoestima. Neste trabalho, busca-se compreender como o indivíduo estabelece seus vínculos interpessoais afetivos dentro dessa composição contemporânea, estabelecendo relações entre a atualidade e conceituações pertinentes ao estudo, tais como a ideia de amor romântico, o narcisismo e o estado de desamparo psicanalíticos, o desenvolvimento do sujeito e o paralelo estabelecido com textos histórico-sociais. O estudo, de caráter teórico, situa-se, assim, na intersecção entre "indivíduo" e "sociedade" - uma subjetividade, portanto, formada internamente no indivíduo e submetida diretamente à influência social - e analisa os determinismos e influências que estes exercem um sobre o outro, por meio de leituras crítico-reflexivas e análises textuais de trabalhos das áreas de sociologia, psicanálise e psicossociologia.

Keywords : Psicanálise; contemporaneidade; relacionamentos interpessoais; narcisismo; desamparo.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License