SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1-2Contemporary considerations on the psychoanalytic notion of sexual differenceThe meaning of the car and the everyday mobility author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148

Abstract

CUNHA, Eduardo Leal  and  BIRMAN, Joel. Transferência, transmissão e subjetivação: Sobre a referência a Sócrates e Alcibíades em Lacan e Foucault. Rev. Mal-Estar Subj [online]. 2012, vol.12, n.1-2, pp. 327-358. ISSN 1518-6148.

Este artigo pretende discutir a relação transferencial a partir da sua dimensão ética, na qual se articulam a relação com o outro e os processos de subjetivação. Para isso, procura-se estabelecer um contraponto entre as leituras estabelecidas por Lacan e Foucault da relação entre Alcibíades e Sócrates, tomada por ambos os autores como referência de processo formativo. Desse modo, trabalha-se com as formulações de Lacan em torno da transmissão da psicanálise, nas quais ocupa lugar central a discussão sobre o laço transferencial, em especial na "Proposition du 9 octobre 1967", colocando-a em contraposição à leitura estabelecida por Foucault do cuidado de si e da relação mestre/discípulo no mundo helênico, em particular no curso proferido no Collège de France, que tem como título "L´hermeneutique du sujet". Considerando como em cada um desses autores as dimensões estrutural e política são apontadas como centrais ao laço formativo, em Lacan e Foucault, respectivamente, sinaliza-se a necessidade de articulação entre as mesmas com vistas a uma compreensão mais ampla da transferência, que dê conta precisamente de seu alcance ético. Para isso, procura-se inicialmente contextualizar a personagem socrática em cada um dos dois autores, articulando a referência ao mundo grego a seus respectivos projetos teóricos e destacando pontos de aproximação e de distanciamento.

Keywords : Transferência; transmissão da psicanálise; ética; política; subjetivação.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License