SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1-2Transferencia, transmisión y subjetivación: Acerca de la referéncia a Socrates y Alcibiades en Lacan y FoucaultPostmodernidad y mercado informal de drogas ilegales: El joven en la criminalidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versión impresa ISSN 1518-6148

Resumen

CAVALCANTE, Sylvia et al. O significado do carro e a mobilidade cotidiana. Rev.Mal-Estar Subj [online]. 2012, vol.12, n.1-2, pp. 359-388. ISSN 1518-6148.

Este estudo quanti-qualitativo objetivou conhecer os padrões de mobilidade cotidiana adotados pelos frequentadores de uma universidade privada, bem como compreender o significado que os participantes atribuem ao carro. Para sua viabilização foram aplicados 600 questionários e realizados cinco grupos focais com 39 sujeitos. A investigação ocorreu entre os meses de novembro de 2009 e janeiro de 2010. No tratamento e análise das informações coletadas foram utilizadas duas estratégias: estatística descritiva para os dados quantitativos e Análise de Conteúdo baseada em Bardin, para os dados qualitativos. Os resultados ressaltaram que a maioria dos entrevistados locomove-se predominantemente de automóvel particular, escolha que é motivada principalmente por uma percepção acentuada de risco de violência. Ademais, o carro é compreendido a partir de atributos objetivos e subjetivos: além de atender as necessidades de locomoção de seus usuários, condicionadas pela vida e pelo contexto citadino onde habitam, confere aos entrevistados "status" social e sentimentos de poder e liberdade.

Palabras clave : Mobilidade cotidiana; significado do carro; pesquisa quanti-qualitativa.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License