SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1-2Transferência, transmissão e subjetivação: Sobre a referência a Sócrates e Alcibíades em Lacan e FoucaultPós-modernidade e mercado informal de drogas ilegais: O jovem na criminalidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148

Resumo

CAVALCANTE, Sylvia et al. O significado do carro e a mobilidade cotidiana. Rev. Mal-Estar Subj [online]. 2012, vol.12, n.1-2, pp. 359-388. ISSN 1518-6148.

Este estudo quanti-qualitativo objetivou conhecer os padrões de mobilidade cotidiana adotados pelos frequentadores de uma universidade privada, bem como compreender o significado que os participantes atribuem ao carro. Para sua viabilização foram aplicados 600 questionários e realizados cinco grupos focais com 39 sujeitos. A investigação ocorreu entre os meses de novembro de 2009 e janeiro de 2010. No tratamento e análise das informações coletadas foram utilizadas duas estratégias: estatística descritiva para os dados quantitativos e Análise de Conteúdo baseada em Bardin, para os dados qualitativos. Os resultados ressaltaram que a maioria dos entrevistados locomove-se predominantemente de automóvel particular, escolha que é motivada principalmente por uma percepção acentuada de risco de violência. Ademais, o carro é compreendido a partir de atributos objetivos e subjetivos: além de atender as necessidades de locomoção de seus usuários, condicionadas pela vida e pelo contexto citadino onde habitam, confere aos entrevistados "status" social e sentimentos de poder e liberdade.

Palavras-chave : Mobilidade cotidiana; significado do carro; pesquisa quanti-qualitativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License