SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3-4The languagem, the Joke and the Spirit: on the structure of the formations of the unconscious in Jacques LacanThe imperative of superego enjoyment and its connection with women's insatiable demand for love author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148

Abstract

VARGAS GARDUNO, María de Lourdes. Manifestações de subjetividade coletiva dentro da cultura P'urhépecha. Rev.Mal-Estar Subj [online]. 2012, vol.12, n.3-4, pp. 551-580. ISSN 1518-6148.

Este artigo apresenta uma reflexão sobre como a subjetividade coletiva se manifesta em uma comunidade p'urhepecha, localizada em Michoacán, México, através de duas grandes celebrações: o Dia de Finados e o Natal. Depois de uma descrição do contexto em que a pesquisa se realizou, faz-se uma análise desconstrutiva sobre o conceito de identidade, para posteriormente definir alguns aspectos importantes a serem considerados para a construção de subjetividades coletivas no âmbito indígena e em outros contextos. A partir dessas idéias, relata-se como são realizadas essas festividades. A primeira, o Dia de Finados, é comemorada nos dias 1º e 2 de novembro, enquanto a outra tem seu clímax em 24 de dezembro, mas é preparada vários meses antes e as festividades duram até 28 de dezembro. Finalmente, reflete-se sobre as manifestações de subjetividade coletiva através dessas festas, pois são eventos de origem ancestral, os quais combinam elementos nativos com os advindos dos missionários da época colonial, mas que, em consonância com um conceito de "subjetividade" dinâmico, em contínua construção e atualização, adequaram-se às mudanças culturais.

Keywords : Subjetividade coletiva; Cultura P'urhepecha; Desconstrução; Dia de Finados; Natal.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License