SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3-4The imperative of superego enjoyment and its connection with women's insatiable demand for loveCurrent conception of family: the decline of paternal role to new symptoms author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148

Abstract

CAROPRESO, Fátima  and  MONZANI, Luiz Roberto. Vivência de dor e pulsão de morte na teoria freudiana do aparelho psíquico e das neuroses. Rev.Mal-Estar Subj [online]. 2012, vol.12, n.3-4, pp. 607-638. ISSN 1518-6148.

No início da teoria freudiana sobre o aparelho psíquico e as neuroses, duas vivências são pensadas como estruturantes do funcionamento psíquico normal e patológico: a vivência de satisfação e a vivência de dor, respectivamente. Em um segundo momento, o papel da vivência de dor é minimizado e a vivência de satisfação passa a constituir o fundamento principal a partir do qual o desenvolvimento do psiquismo transcorreria. Contudo, a partir de "Além do princípio do prazer" (1920), não apenas a vivência de dor é retomada em outro contexto e outro plano de significação, como passa a ser considerada a experiência primordial no psiquismo. Essa retomada da vivência de dor - que a partir de 1920 passa a ser chamada de "trauma" - está associada à formulação dos conceitos de compulsão à repetição e pulsão de morte. Em "Inibições, sintomas e ansiedade" (1926), Freud volta a situar o trauma na origem das neuroses e, em "Análise terminável e interminável" (1937), reflete sobre o papel desempenhado pela pulsão de morte, tanto na etiologia das neuroses como nos obstáculos enfrentados pela terapia psicanalítica. O objetivo deste artigo é discutir algumas das modificações nas hipóteses freudianas sobre a constituição do aparelho psíquico e a etiologia das neuroses, que parecem decorrer dessa retomada da vivência de dor e da introdução do conceito de pulsão de morte.

Keywords : Psicanálise freudiana; Metapsicologia; Vivência de dor; Pulsão de morte; Aparelho psíquico.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License