SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3-4Concepção atual de família: do declínio da função paterna aos novos sintomasReflexões acerca do Mal-estar de nosso tempo: algumas figurações da crueldade e notas sobre o ato utópico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148

Resumo

ROSA JR, Norton Cezar Dal Follo da  e  POLI, Maria Cristina. Fetichismo: Falo materno e Gozo diante do inanimado. Rev.Mal-Estar Subj [online]. 2012, vol.12, n.3-4, pp. 663-682. ISSN 1518-6148.

No transcorrer deste artigo, procuramos salientar alguns aspectos fundamentais - tanto na obra de Freud quanto no ensino de Lacan - acerca do fetichismo e da perversão. Esses clássicos, acompanhados de detalhes clínicos, levam-nos à hipótese de que o fetiche seria uma espécie de endereçamento da mãe ao seu filho, à medida que se trata de um significante do corpo erogenizado dela que recai no imaginário dele, uma insígnia do objeto de desejo da mãe que estaria fixada desde a geração anterior. Essa análise é cotejada com as elaborações de Lacan a partir do ciclo de Albertine no clássico "Em busca do tempo perdido", de Marcel Proust.

Palavras-chave : Fetichismo; Perversão; Psicanálise; Gozo; Inanimado.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License