SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3-4Fetishism: maternal Phallus and "Jouissance" in view of the inanimateBrief essay on the conviviality: yard, festivities and communities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148

Abstract

BRASIL, Caroline Schneider  and  SOUSA, Edson Luiz André de. Reflexões acerca do Mal-estar de nosso tempo: algumas figurações da crueldade e notas sobre o ato utópico. Rev.Mal-Estar Subj [online]. 2012, vol.12, n.3-4, pp. 683-702. ISSN 1518-6148.

Este artigo pretende refletir sobre as figurações e o exercício da crueldade como formas emblemáticas de o ser humano lidar com o próprio fantasma, partindo do texto freudiano "O mal-estar na civilização" e do trabalho de Nietzsche, "Genealogia da moral". Com Freud, demarcamos as principais questões envolvidas na relação entre sujeito e cultura, apontando um antagonismo irremediável entre as exigências pulsionais e as restrições impostas pela cultura como condições imprescindíveis ao processo civilizatório. Nietzsche aborda o sentimento de culpa como um conceito construído a partir de parâmetros muito bem delimitados de certo tipo de moral. O conceito moral de culpa ou má consciência teve origem no conceito material de dívida - entendimento fundamental para que se possa compreender como se forma o "modus" de agir humano em que a crueldade encontra seu território. O campo da utopia surge como possibilidade de abertura de sentido, de visibilidade para a "cegueira do desejo" que não cessa de nos fazer repetir velhas formas de crueldade. A arte é tomada como metáfora de utopia capaz de inventar outras imagens possíveis, pois todo ato criador é um ato utópico.

Keywords : Contemporaneidade; Mal-estar; Genealogia da moral; Crueldade; Utopia.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License