SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3-4Passage to the violent sexual act: radical defense when facing passivity?Fibromyalgia and the manifestation of mental suffering author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148

Abstract

RAMOS, Márcia Ziebell. Para pensar dispositivos analíticos na prática da psicologia na saúde e trabalho Hospitalar. Rev.Mal-Estar Subj [online]. 2012, vol.12, n.3-4, pp. 745-766. ISSN 1518-6148.

Este ensaio-crítico, situado no trabalho do psicólogo junto ao trabalhador do hospital, se propõe a pensar a prática da psicologia na saúde. O percurso de construção deste vai lançar mão de uma estratégia de intercessão entre conceitos/ autores e prática. Com o objetivo de provocar movimentos e ampliações, buscando a produção de sentidos e a invenção de possibilidades para o cotidiano do psicólogo junto ao trabalhador hospitalar, este trabalho instiga a tessitura de redes ou a ampliação das possibilidades de percepções, compreensões, entendimentos e interpretações sobre os modos de viver o trabalho . As interrogações e dilemas disparados no cotidiano de trabalho, juntamente com as provocações advindas dos percursos de estudo e discussões teóricas em diferentes espaços acadêmicos e profissionais, são utilizados como disparadores a serem pensados a luz de alguns conceitos desenvolvidos pelos autores aqui referenciados. A proposta da prática como um dispositivo analítico , será aqui apresentada de modo que os conceitos funcionem como intercessores entre a psicanálise e a esquizoanálise e as práticas e modos cotidianos de viver as instituições. Analítico por se propor a através de um fazer genealógico, que se efetivará enquanto trabalhadora da saúde, explorar as práticas e os jogos de verdade, acompanhar os movimentos de fixação e ruptura, as continuidades e descontinuidades na superfície mesma dos acontecimentos.

Keywords : Psicologia na saúde; Saúde do trabalhador; Trabalho hospitalar; Genealogia; Esquizoanálise.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License