SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3-4Vulnerability and living with HIV/AIDS in people over 50 years old"Construction of itself to becoming clinical": one affective cartography of academic trajectories author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148

Abstract

MARCOS, Cristina Moreira. A Supervisão em psicanálise na clínica escola: breve relato de uma pesquisa. Rev.Mal-Estar Subj [online]. 2012, vol.12, n.3-4, pp. 853-872. ISSN 1518-6148.

Este artigo trata do relatório final da pesquisa intitulada "A clínica-escola, a psicanálise e seus efeitos", realizada no período de fevereiro a dezembro de 2009, que buscou compreender de modo mais aprofundado as condições do ensino e da transmissão da psicanálise na prática da supervisão clínica dos estágios curriculares da graduação em psicologia ocorridos nas clínicas-escolas. Essa pesquisa foi financiada pelo Fundo de Incentivo à Pesquisa, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC-Minas. Estudar a transmissão da clínica psicanalítica, da sua ética e do seu ato, em uma clínica-escola é de fundamental importância para a discussão e reflexão acerca dessas práticas no âmbito da graduação do curso de psicologia. O ensino da psicanálise na universidade, objeto desta pesquisa, circunscreveu-se à prática da supervisão. Os dados, obtidos através de entrevistas semidirigidas com psicólogos recém-formados que haviam iniciado suas práticas clínicas em ambulatórios universitários, foram analisados à luz da psicanálise. Para que se possa discutir o ensino da psicanálise na universidade a partir da prática de supervisão clínica, é preciso considerar as diversas significações dessa experiência e seus efeitos para o aluno. A pesquisa contribuiu para revermos algumas hipóteses acerca dos efeitos produzidos nos alunos pela experiência de estágio na clínica orientada pela psicanálise. Dessa forma, alguns elementos se constituem como norteadores da formação: a transferência, a supervisão como lugar de aprendizagem e de articulação teórico-clínica, a interseção da clínica com outras áreas de atuação e a importância da escuta, não somente do caso atendido, mas dos relatos dos colegas.

Keywords : Supervisão; Psicanálise; Clínica-escola; Universidade; Pesquisa.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License