SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3-4The supervision in psychoanalysis in the clinical-school: a brief research reportIntervention in a public elementary school: emphasis on teacher's mental health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148

Abstract

BRUM, Lucas Motta. "Das construções de si ao devir clínico": uma cartografia afectiva de trajetórias acadêmicas. Rev.Mal-Estar Subj [online]. 2012, vol.12, n.3-4, pp. 873-904. ISSN 1518-6148.

Realizou-se uma cartografia como estratégia de pesquisa de quatro trajetórias acadêmicas em um curso de Psicologia de uma faculdade do Rio Grande do Sul, e a problematização desse tema se tornou de relevante importância, pois fez um pequeno mapeamento dos modos de subjetivações/transformações dos alunos até suas chegadas aos estágios de práticas clínicas. Para isso, foi feito um grupo de discussões, no qual foi lançada uma pergunta a fim de incitar as falas dos envolvidos. Com isso, não houve um roteiro previsto para as perguntas seguintes; elas foram sendo feitas aleatoriamente por todos os presentes no grupo, com base no que sentiam e em como eram afetados. Pretendeu-se visibilizar o percurso dos alunos pela instituição no âmbito da produção enquanto futuros profissionais da área "psi". Investigou-se como ocorreram suas construções de si e como elas foram criadas ao longo desse trajeto. Além disso, examinou-se se o encontro com a prática clínica possibilitou mudanças subjetivas em cada acadêmico. Em nenhum momento houve o intuito de tornar as falas como um processo unânime entre os demais acadêmicos dessa instituição. Foram atos singulares vividos por cada um dos envolvidos no grupo. Como aporte teórico, utilizou-se especialmente os conhecimentos de Deleuze, Guattari e Foucault.

Keywords : Técnicas de si; Devir; Subjetividade; Cartografia; Esquizoanálise.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License