SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1-2On today's malaise: from the brain to death drive author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148

Abstract

ACOSTA-FERNANDEZ, Martín; TORRES-LOPEZ, Teresa Margarita; AGUILERA-VELASCO, María de Los Ángeles  and  PARRA-OSORIO, Liliana. Assédio moral no trabalho a partir da perspectiva de um autor: um estudo de caso. Rev.Mal-Estar Subj [online]. 2013, vol.13, n.1-2, pp. 13-43. ISSN 1518-6148.

Realizou-se uma pesquisa qualitativa e de orientação fenomenológica a fim de conhecer as autopercepções de uma autora de assédio moral no trabalho. O tipo de estudo foi análise de caso e a seleção da amostra participante se deu por oportunidade. As informações foram obtidas através da técnica de entrevistas em profundidade e os dados foram registrados e analisados a partir do método fenomenológico, para se conhecer como o participante se percebe em seu papel de autor do assédio moral no trabalho. Construiu-se uma explicação das categorias emergentes a partir das experiências e vivências do entrevistado, com base na interpretação fenomenológica para a criação de sentido e significado às informações fornecidas. Os achados mostram a preparação, o estadiamento, a deliberação, a intenção de prejudicar e o abuso do autor na prática de comportamentos típicos de assédio moral no trabalho. Além disso, os dados sugerem a presença de um transtorno de personalidade antissocial e do tipo paranoico no agressor. Também foi identificado o uso de representação sindical para bloquear o desenvolvimento profissional da vítima dentro da instituição. Recomenda-se a realização de estudos qualitativos envolvendo todos os intervenientes no processo de assédio moral no trabalho (agressores, vítimas e testemunhas).

Keywords : assédio moral no trabalho; estudos qualitativos; fenomenologia de assédio; autores de assédio; transtornos de personalidade.

        · abstract in English | Spanish | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License