SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1-2Formação de grupos, narcisismo e alteridade: uma investigação psicanalítica e antropológicaCrack: uma abordagem psicanalítica de seu consumo entre crianças e adolescentes em situação de rua índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148

Resumo

MOTA, Angela Di Paolo. Subjetivação: aproximações possíveis entre Freud e Pessoa. Rev.Mal-Estar Subj [online]. 2013, vol.13, n.1-2, pp. 133-154. ISSN 1518-6148.

Este trabalho tem como objetivo abordar os nossos modos humanos de ser (de subjetivação) na interface entre Literatura e Psicanálise. Para fundamentar tal opção, dois textos de Sigmund Freud foram escolhidos por se debruçarem mais detidamente sobre o tema da criação literária: trata-se do ensaio que foi traduzido como Escritores criativos e devaneio, de 1907 e O Estranho, de 1919. A interface com a Literatura recai sobre alguns trechos da obra de Fernando Pessoa, especificamente as de seu semi-heterônimo Bernardo Soares, no Livro do Desassossego (edição de 2006) e, também, de seu poema intitulado Autopsicografia, de 1931. A proposta é apresentar algumas concepções freudianas e pessoanas nos pontos em que se aproximam do tema da constituição de subjetividade, especialmente no que se refere a uma alterabilidade do outro: uma proposta de transformação do outro consigo mesmo - transformação em poeta -, tema subjacente tanto aos textos freudianos quanto aos escritos pessoanos. Eis a articulação fundamentada na Psicanálise e na Literatura, campos escolhidos para dialogarem no presente texto.

Palavras-chave : psicanálise; literatura; subjetividade; alteridade; linguagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License