SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1-2Subjetivação: aproximações possíveis entre Freud e PessoaAvaliação e interpretação do mal-estar docente: um estudo qualitativo sobre a Síndrome de Burnout índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148

Resumo

LIMA, Cláudia Henschel de; VALENTIM, Adilson Pimentel; ROCHA, Carlos Emmanuel da F.  e  RODRIGUES, Natália Ferreira. Crack: uma abordagem psicanalítica de seu consumo entre crianças e adolescentes em situação de rua. Rev.Mal-Estar Subj [online]. 2013, vol.13, n.1-2, pp. 155-194. ISSN 1518-6148.

O objetivo geral deste artigo foi abordar o consumo de crack em crianças e adolescentes em situação de rua a partir do marco teórico da psicanálise. Delimitou-se como criança e adolescente em situação de rua, aquele que, com ou sem laço familiar, vive parte de seu tempo na rua sem a supervisão de um adulto que se responsabilize por ele. Foram isolados problemas decorrentes da situação de viver na rua - desnutrição, exploração do trabalho infantil, violência sexual, uso abusivo de drogas - e as modificações características da passagem da infância para a adolescência, que consolidam o acesso à vida adulta. Determinou-se, ao longo da argumentação teórica e dos dados empíricos obtidos a partir de pesquisa bibliográfica, que o desencadeamento do consumo de drogas, em especial o crack, na passagem da infância para a adolescência, se dá pelo processo de desvalorização social, de perda fálica associada ao lugar de resto, de refugo, que se instala na camada mais pobre da população brasileira, e que acaba por se transmitir para a criança. A partir dessas considerações, defendeu-se a hipótese de que o consumo abusivo de crack está diretamente associado à ausência de recursos subjetivos - promovidos pela baixa operatividade da função paterna - para lidar com as mudanças típicas desse tempo da constituição do sujeito.

Palavras-chave : drogas; população infanto-juvenil de rua; refugo; nome-do-pai; psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License