SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1-2Crack: uma abordagem psicanalítica de seu consumo entre crianças e adolescentes em situação de ruaLugar-escola: espaços educativos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148

Resumo

CARLOTTO, Mary Sandra  e  PIZZINATO, Adolfo. Avaliação e interpretação do mal-estar docente: um estudo qualitativo sobre a Síndrome de Burnout. Rev.Mal-Estar Subj [online]. 2013, vol.13, n.1-2, pp. 195-220. ISSN 1518-6148.

Professores estão expostos a diversos estressores ocupacionais que, se persistentes, podem levar à Síndrome de Burnout. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com oito professores de ensino fundamental, em uma escola de Porto Alegre. O objetivo foi identificar o conhecimento, os sintomas, o processo e as consequências da Síndrome de Burnout nesses profissionais. As informações foram obtidas através de entrevista semiestruturada constituída de seis questões norteadoras e foram analisados seguindo a técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelam que os professores possuem informações adequadas sobre a síndrome e também algumas distorções ao identificá-la como depressão. Apontam como sintomas aspectos comportamentais e físicos; e como determinantes assinalam as características pessoais do professor, as condições e organização de seu trabalho e a falta de recompensas. Quanto ao processo, referem ser lento e que culmina na incapacidade total de executar adequadamente sua função. Como ações, sugerem acompanhamento pessoal, mudanças organizacionais e sociais.

Palavras-chave : síndrome de burnout; professores; saúde ocupacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License