SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1-2Lugar-escola: espaços educativosPerspectivas para o bem-estar na docência: trajetória de vida e produção de sentido índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148

Resumo

BALINHAS, Vera Lúcia Gainssa et al. Imagens da docência: um estudo sobre o processo de trabalho e mal-estar docente. Rev.Mal-Estar Subj [online]. 2013, vol.13, n.1-2, pp. 249-270. ISSN 1518-6148.

Esse artigo aborda as imagens de docência do professorado que atua na rede pública municipal de ensino básico do município de Pelotas, Rio Grande do Sul. Trata-se de um recorte da pesquisa realizada entre 2007 e 2009, cujo objetivo foi analisar aspectos e elementos do processo de trabalho das professoras. A partir de dados funcionais e de entrevistas com professoras que obtiveram licenças de saúde em 2006 e 2007, discutimos o processo de trabalho e as expectativas das professoras frente à educação e à carreira, bem como as implicações que tais imagens guardam com a saúde de cada docente. Nessa abordagem destacamos que a imagem do magistério como sacrifício se naturaliza como componente inexorável do processo de trabalho. O mestre da renúncia de si marca as imagens da profissão - trabalhar sem condições físicas e emocionais faz parte da doação e da luta das professoras. Nestas condições, aumenta o sacrifício até o limite da instalação da doença ou do distanciamento emocional do trabalho.

Palavras-chave : trabalho docente; mal-estar docente; imagens da docência; saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License