SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1-2Perspectivas para o bem-estar na docência: trajetória de vida e produção de sentidoEutanásia, finitude e biopolítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148

Resumo

RAMOS, Flávio  e  JANUARIO, Sérgio Saturnino. Gestão de pessoas: uma abordagem epistemológica. Rev.Mal-Estar Subj [online]. 2013, vol.13, n.1-2, pp. 299-330. ISSN 1518-6148.

As transformações pelas quais passa o processo de produção de conhecimento científico nos últimos anos têm deflagrado oportunidades criativas e de mudanças paradigmáticas sobre conhecimento, ciência, pesquisa, intervenção sobre grupos sociais e proposições teóricas. O objetivo deste trabalho é apresentar reflexões envolvendo o debate em torno do que se convencionou chamar de gestão de pessoas no mundo das organizações e a constituição da área de conhecimento como campo teórico e prática social que, historicamente, consolidou-se a partir de uma visão racional, objetiva e normativa dos indivíduos nas organizações. O artigo, portanto, constitui-se como ensaio teórico, cujo suporte principal é expor conceitos, argumentos e autores que produziram esforços na tentativa de definir precisamente os âmbitos dos estudos organizacionais a partir de duas formações teóricas: reducionistas e complexidades sistêmicas. Procurar-se-á compreender as formulações teóricas investigando os conceitos de gestão de pessoas no âmbito dos estudos organizacionais a partir de reflexões epistemológicas. O campo principal deste ensaio teórico está focado em compreensões no processo de gestão de pessoas e algumas de suas práticas mais conhecidas, como avaliação de desempenho, remuneração estratégica, bem como a gestão por habilidades e competências e as contraditórias concepções de aprendizagem organizacional. A gestão de pessoas parece refletir as ambiguidades e os paradoxos organizacionais. Diante deste quadro, o artigo procura investigar duas formações teóricas: reducionistas e complexidades sistêmicas. Procurou-se compreender as formas segundo as quais autores produzem diferenças e semelhanças nessas formulações teóricas, investigando os conceitos de sociedade e ambiente associados aos estudos organizacionais e a forma como a gestão de pessoas é compreendida como ciência reducionista.

Palavras-chave : gestão de pessoas; conhecimento científico; avaliação de desempenho; gestão por competências.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License