SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3-4As incidências do discurso capitalista sobre os modos de gozo contemporâneosO mundo do trabalho e o mundo dos bens: aspectos da justiça social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148

Resumo

AMPARO, Deise Matos do; MAGALHAES, Ana Cláudia Reis de  e  CHATELARD, Daniela Scheinkman. O corpo: identificações e imagem. Rev.Mal-Estar Subj [online]. 2013, vol.13, n.3-4, pp. 499-520. ISSN 1518-6148.

A partir da revisão crítica do conceito de corpo para a psicanálise, considerando-o um elemento de estrutura, buscou-se apontar suas possíveis ligações com a constituição psíquica e existencial do sujeito. Com as leituras de Freud, Anzieu e Lacan, dois eixos interligados de discussão foram desenvolvidos: a articulação do corpo com o Eu e, por consequência, com a problemática narcísica, e a relação entre o corpo e as identificações primárias. Em um segundo momento, seguindo com contribuições de Schilder, Dolto e Pankow, foram discutidas questões mais específicas sobre a imagem do corpo, referindo-se a conceitos como "imagem inconsciente do corpo" e "corpo enquanto estrutura espacial". Com o percurso teórico desenvolvido, observou-se o quanto a imagem refletida, vinda do outro, tal como a metáfora do espelho, estrutura-se no contexto das identificações primárias, sendo essencial e constituinte à formação do eu e dos primeiros arcabouços da constituição psíquica. Assim, para que o sujeito possa, a partir dessa imagem, advir e existir como sujeito do desejo, sujeito falante, sujeito do inconsciente, é fundamental o cruzamento simultâneo entre a imagem especular e a palavra enquanto lei mediadora. Dessa forma, haveria uma articulação do corpo com o espaço e a linguagem.

Palavras-chave : psicanálise; corpo; imagem do corpo; Identificação; narcisismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License