SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3-4The body: identifications and imageThe name of the father in the contemporary world: the violence in the relationship between the subject and the absence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148

Abstract

PIZZIO, Alex. O mundo do trabalho e o mundo dos bens: aspectos da justiça social. Rev.Mal-Estar Subj [online]. 2013, vol.13, n.3-4, pp. 521-554. ISSN 1518-6148.

O objetivo deste artigo é contribuir com o debate acerca da justiça social, tendo como referência o mundo do trabalho e o mundo dos bens no que tange aos aspectos constitutivos e valorativos de ambas as esferas. Nessa perspectiva, o artigo retoma as teorias sobre os bens, no intuito de refletir acerca do papel desempenhado por eles na vida cotidiana, da distribuição do trabalho no espaço público e suas consequências. Na primeira parte do artigo, desenvolve-se o argumento geral, segundo o qual o trabalho constitui-se em um bem. Na segunda parte, a abordagem refere-se aos aspectos relativos à estruturação e à distribuição do trabalho no espaço público e suas consequências. A adoção desses procedimentos analíticos possibilita um maior entendimento acerca da singularidade e dos modos como se produzem e reproduzem diversas formas de desigualdades sociais. As conclusões apontam para o fato de que o trabalho se constitui em um importante bem de acesso e fonte moral.

Keywords : trabalho; bens; hierarquia; serviços de marcação; justiça social.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License