SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3-4As práticas de produção da saúde e a gestão das condutas humanasNotas sobre "Um Discurso sem Palavras": a psicanálise na instituição de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148

Resumo

LIMA, Maria Celina Peixoto et al. Arte e mediação terapêutica: sobre um dispositivo com adolescentes na clínica-escola. Rev.Mal-Estar Subj [online]. 2013, vol.13, n.3-4, pp. 775-796. ISSN 1518-6148.

Pretende-se, no presente artigo, apresentar os resultados da pesquisa/intervenção "Arte e mediação terapêutica: sobre um dispositivo com adolescentes na clínica-escola". Ao longo de vinte e quatro meses, oito adolescentes entre 12 e 18 anos, inscritos nos Serviços de Psicologia Aplicada e de Terapia Ocupacional da Universidade de Fortaleza, foram acompanhados em oficinas semanais de artes plásticas, coordenadas por estagiários dos dois cursos e monitores do curso de Belas Artes. O grupo de jovens apresentava graves impasses no campo da aprendizagem escolar. O trabalho de intervenção objetivou, principalmente, a construção de um dispositivo clínico interdisciplinar, com privilégio da mediação terapêutica da arte, levando em conta as especificidades da problemática adolescente, em especial, aquelas relativas à transferência. Nesse sentido, o dispositivo funcionou inspirado em trabalhos institucionais já conhecidos no campo psicanalítico, como a "prática entre vários". Os resultados apontaram que a transferência, nessa modalidade de intervenção, permite a negociação com algumas formas de movimento transferencial que frequentemente se apresentam na clínica psicanalítica com adolescentes. Simultaneamente, o uso da arte pode ser considerado um mediador terapêutico capaz de respeitar essas particularidades, além de promover estratégias representativas do movimento de separação dos laços primários em direção aos laços de sociabilidade ampliada. Através de uma experiência compartilhada de "re-criação", a travessia do um ao Outro possibilita novas aberturas ao ato de aprender.

Palavras-chave : saúde mental; adolescência; dispositivo clínico-institucional; transferência; arte.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License