SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1The method in the researches on responsiveness of scales to assessment in neurological diseasesSocial-emotional support group for parents of children and adolescents with Williams Syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

Print version ISSN 1519-0307On-line version ISSN 1809-4139

Abstract

BATISTUZZO, Alice  and  RIBEIRO, Miriam Oliveira. Os polimorfismos do gene D2 e suas implicações em distúrbios cognitivos e comportamentais. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2016, vol.16, n.1, pp. 25-34. ISSN 1519-0307.

Hormônios tireoidianos são essenciais para o desenvolvimento e manutenção de órgãos. A enzima desiodase tipo 2 é a principal responsável pela disponibilização do hormônio ativo (T3) para os tecidos. Diversos polimorfismos identificados no gene desta enzima – DIO2 – correlacionam-se positivamente com distúrbios no comportamento, mas não é claro como a presença dos polimorfismos leva à essas condições. Sabe-se que diversos fatores podem contribuir para o agravamento ou facilitar o aparecimento de processos demenciais, déficits cognitivos e distúrbios neuropsicológicos.  Apesar dos diversos estudos publicados sugerirem fortemente a existência de correlações entre os polimorfismos do DIO2 e os transtornos do comportamento, os mecanismos envolvidos ainda não foram identificados. A presente revisão pretende preencher essa lacuna, organizando as hipóteses de pôr quais vias se dão essas associações.  Sugere-se que estresse oxidativo, estresses no Complexo de Golgi, redução na expressão do conjunto de genes envolvidos na via de sinalização do Receptor do Fator de Crescimento Epitelial (EGFR), na via de metabolismo do peptídeo beta-amilóide e alteração da atividade catalítica da D2 podem contribuir para o desenvolvimento ou ainda como agravantes dessas condições.

Keywords : polimorfismo; desiodase tipo 2; comportamento; cognição.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License