SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Type 2 deiodinase polymorphisms and its implications in cognitive and behavioral disordersSchooling autism in regular education and pedagogical practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

Print version ISSN 1519-0307On-line version ISSN 1809-4139

Abstract

MARTIN, Maria Aparecida Fernandes et al. Grupo de suporte socioemocional para pais de crianças e adolescentes com Síndrome de Williams. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2016, vol.16, n.1, pp. 35-45. ISSN 1519-0307.

A Síndrome de Williams (SW) é causada por uma microdeleção hemizigótica de genes na região 7q11.23. Pessoas com SW apresentam deficiência intelectual (DI), prejuízos visoespaciais, atencionais e de controle inibitório, mas bom desempenho em linguagem expressiva e excessiva sociabilidade. Crianças com DI demandam estratégias de manejo que podem afetar as relações familiares e a saúde mental de cuidadores. Grupos de suporte socioemocional e psicoeducativo têm sido utilizados para reduzir a incidência desses problemas. Esse estudo avaliou os efeitos da intervenção grupal sobre indicadores de ansiedade, depressão e estresse em oito pais de crianças e adolescentes com SW. O estudo foi conduzido em três fases: avaliação pré-intervenção; implementação do programa de suporte socioemocional e avaliação pós-intervenção. Verificou-se que as reflexões grupais foram importantes para os pais perceberem atitudes alternativas e mais efetivas de enfrentamento, reduzindo indicadores de ansiedade, depressão e estresse.

Keywords : Síndrome de Williams; grupo de pais; ansiedade; depressão; estresse.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License