SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Aspectos motores em individuos com transtorno do espectro autista: revisão de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

versão impressa ISSN 1519-0307versão On-line ISSN 1809-4139

Resumo

MOMESSO, Cesar Turino et al. Percepção de jovens atletas sobre o envolvimento dos pais em relação à sua participação esportiva. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2016, vol.16, n.1, pp. 66-73. ISSN 1519-0307.

O objetivo do presente estudo foi avaliar a percepção de jovens atletas sobre o envolvimento dos pais, em relação à sua participação na prática do futebol.  Aplicou-se o Parental Involvement Sport Questionnaire (PISQ), do tipo Likert, composto por dezenove itens distribuídos em três fatores: Comportamento diretivo; Elogios e compreensão e Envolvimento ativo. Os dados analisados restringiram-se à estatística descritiva, valor de média e desvio padrão. Os dados sugerem escores mais elevados para os fatores “Comportamento diretivo” tanto para a categoria Sub-15 (3,2±1,5) quanto para a Sub-17 (3,0±1,3) e “Elogios e compreensão” na Sub-15 (2,9±1,8) e na Sub-17 (2,6±1,1), respectivamente. Contudo, o resultado obtido no fator “Envolvimento ativo” se apresenta nas categorias Sub-15 (3,0±1,7) e Sub-17 (2,8±0,8) com o menor valor médio. Os resultados, obtidos no presente estudo, corroboram os encontrados na literatura. Os atletas avaliados, em geral, afirmaram receber de seus pais, apoio necessário e controle do seu comportamento durante a prática do futebol. Ao analisar o envolvimento dos pais, em relação ao clube de futebol que seus filhos estão inseridos, os resultados demonstraram baixo comprometimento parental para com os filhos.

Palavras-chave : Esporte; Futebol; Emoções.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License