SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Instrument motivation application in disabled boccia athletes: a pilot studyEffects of physical therapy in autistic children: case series study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

Print version ISSN 1519-0307On-line version ISSN 1809-4139

Abstract

MARQUES, Milena Gonçalves et al. Qualidade de vida de cuidadores de crianças com disfunções neurológicas. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2016, vol.16, n.2, pp. 16-23. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/1809-4139.20160003.

INTRODUÇÃO:O cuidador é peça fundamental para o sucesso da recuperação de crianças com disfunções neurológicas. OBJETIVO: Avaliar e comparar a qualidade de vida de cuidadores de crianças com paralisia cerebral e mielomeningocele. MÉTODOS: Tratou-se de um estudo clínico, realizado na Casa da Criança Paralítica de Campinas. Foram incluídos cuidadores que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, que tinham sob sua responsabilidade crianças com diagnóstico de paralisia cerebral ou mielomeningocele, que faziam fisioterapia na instituição. A amostra foi composta por 33 cuidadores, 18 cuidadores de crianças com paralisia cerebral e 15 cuidadores de crianças com mielomeningocele. Para avaliar a qualidade de vida foi utilizado o questionário World Health Organization Quality of Life (WHOQOL-Bref). RESULTADOS E DISCUSSÃO: De modo geral, a percepção dos cuidadores foi positiva em relação à qualidade de vida. A comparação entre os grupos mostrou que os cuidadores de crianças com paralisia cerebral apresentaram índices mais baixos de qualidade de vida, em relação aos cuidadores de crianças com mielomeningocele. CONCLUSÃO: Sugere-se que o comprometimento cognitivo, associado aos déficits motores, característico de crianças com paralisia cerebral, demanda maior assistência dos cuidadores e interfere de forma menos positiva na qualidade de vida.

Keywords : Cuidadores; Pediatria; Qualidade de vida; Criança; Manifestações Neurológicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License