SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Deficiência de vitamina B12: um fator que induz à depressão?Vareniclina: uma revisão na perspectiva da promoção da saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

versão impressa ISSN 1519-0307versão On-line ISSN 1809-4139

Resumo

CASTRO, Caio Roberto Aparecido de Paschoal et al. Relato de quedas na população neurológica adulta e sua importância no setor de fisioterapia aquática. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2016, vol.16, n.2, pp. 47-54. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/1809-4139.20160006.

INTRODUÇÃO:Define-se queda como um fator não intencional que leva o indivíduo a um nível mais baixo que a posição inicial. A população com distúrbio neurológico apresenta maior risco de queda que o normal. Uma das modalidades terapêuticas para essa população é a fisioterapia aquática, porém esse ambiente expõe estes indivíduos a riscos de quedas. Por isso, acredita-se que conhecer o histórico de queda pode constituir uma medida de prevenção nesse ambiente. OBJETIVO: Analisar o histórico de quedas na população com distúrbio neurológico. MÉTODO: Trata-se de um estudo retrospectivo, no qual foi realizada a revisão de prontuários dos pacientes das clínicas de Lesão Encefálica Adquirida, Amputações, Lesão Medular, Doença Neuromuscular e Sequela de Poliomielite. Foram extraídas do prontuário informações quanto ao sexo, idade, forma preferencial de deslocamento, tipo de aditamento e frequência de quedas. RESULTADOS: Dos 142 prontuários avaliados, foi observado um menor número de quedas em pacientes cadeirantes ou que deambulavam com aditamento. O aditamento mais utilizado foi a muleta canadense. A maioria dos indivíduos, divididos por clínica, não caíram: AMP - 94,6%; DNM A - 60%; LEA - 89,5%; LM - 84,61%; SP - 46,16%. CONCLUSÃO: Este estudo demonstrou um menor risco de queda para pacientes que utilizam aditamento ou CR nessa população, bem como a importância de verificar os riscos antes de uma abordagem na reabilitação.

Palavras-chave : queda; doenças do sistema nervoso; hidroterapia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License