SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Relato de quedas na população neurológica adulta e sua importância no setor de fisioterapia aquáticaJogos virtuais como recurso terapêutico no estímulo de funções manuais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

versão impressa ISSN 1519-0307versão On-line ISSN 1809-4139

Resumo

ZACCARELLI-MAGALHAES, Julia; CAMARGO, Esther Lopes Ricci Adari  e  SPINOSA, Helenice de Souza. Vareniclina: uma revisão na perspectiva da promoção da saúde. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2016, vol.16, n.2, pp. 55-67. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/1809-4139.20160007.

A vareniclina é uma substância química sintética produzida a partir do alcaloide citisina da planta Cytisus Laburnum L.; é utilizada para o tratamento de tabagismo e vem sendo bastante estudada como medicamento para o tratamento da dependência de diversas drogas devido a sua modulação em receptores colinérgicos nicotínicos do sistema nervoso central. Levando em consideração que há uma tendência de ampliação do uso clínico deste fármaco e que há poucos trabalhos relacionados aos seus possíveis efeitos comportamentais, cognitivos e motores, os objetivos deste trabalho foram revisar na literatura os seguintes tópicos sobre a vareniclina: uso clínico, mecanismo de ação e receptores, farmacocinética, efeitos colaterais, possível emprego na dependência de drogas e na memória e aprendizado. Para tanto, foi realizado levantamento bibliográfico em periódicos obtidos nas bases de dados PubMed, Scopus e ScienceDirect. Nos trabalhos de diversos autores a vareniclina mostrou-se um fármaco que apresenta efeitos benéficos aos seus usuários, tendo taxa de cessação de fumo maior do que de outros métodos. Segundo o laboratório fabricante, os efeitos colaterais apresentados são possivelmente devidos à abstinência da nicotina e não ao efeito do medicamento em si; ainda assim, esse fármaco pode ser considerado seguro devido seu baixo potencial de abuso.

Palavras-chave : vareniclina; colinérgico; tabagismo; dependência de drogas; neuromodulador.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License