SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Varenicline: a review of the perspective of health promotionEvolution of dynamic balance training in adolescent diparético spastic front proprioception exercises program: case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

Print version ISSN 1519-0307On-line version ISSN 1809-4139

Abstract

CARDEAL, Liliane et al. Jogos virtuais como recurso terapêutico no estímulo de funções manuais. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2016, vol.16, n.2, pp. 68-76. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/1809-4139.20160008.

INTRODUÇÃO:Algumas doenças incapacitantes trazem como sequela a disfunção de atividades de coordenação e destreza manual. A mão humana apresenta habilidades únicas como o controle da força e precisão durante uma tarefa, conferindo destreza para a realização de atividades diversas que favorecem a independência na realização de funções no dia-a-dia. OBJETIVO: Este estudo buscou averiguar o efeito da prática de jogos virtuais na destreza motora, força de preensão manual e aceleração do movimento de arremesso em dois pacientes com disfunções manuais. MÉTODOS: Os sujeitos foram avaliados antes e após o programa de atividades pelo Teste Caixa e Blocos, dinamômetro manual Jamar® e acelerômetro e pela preferência manual lateral, através do teste de Negrine na primeira sessão. A intervenção ocorreu com a prática de jogos virtuais em sessões semanais de 30 minutos, durante dois meses. RESULTADOS: Os dados demonstraram diferenças estatísticas para o participante 1 na mão não preferida nos testes de destreza e aceleração e para participante 2 nas mãos preferida e não preferida nos testes de força e destreza e aceleração. CONCLUSÃO: Este achado sugere que a prática do jogo de arremesso pode auxiliar no ganho de força e destreza e no controle da aceleração do movimento.

Keywords : destreza motora; força da mão; acelerometria; jogos de vídeo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License